O São Martinho
Pelo São Martinho, ensaiámos um texto dramático sobre a lenda daquele Santo e os nossos colegas do terceiro ano e do pré-escolar prepararam algumas canções sobre as castanhas, que são tradição gastronómica desta época.
No dia dedicado a São Martinho, representámos a lenda ensaiada, sem esquecer o uso de adereços próprios de cada personagem, foi sem dúvida uma actividade muito divertida para nós. Também cantámos todos juntos as canções dedicadas às castanhas.
Depois de muito cansadinhos, assistimos à preparação da fogueira que iria assar o fruto tão desejado. A fogueira ficou enorme e aquecia-nos, até a nossa cara ficou a escaldar! No meio das chamas, as castanhas saltavam ou estoiravam, mas nós não lhes podíamos tocar…
Entretanto, a fogueira foi morrendo e, os mais corajosos aventuravam-se a apanhar as castanhas. Enquanto elas arrefeciam, saltámos a fogueira. Foi tão engraçado que os nossos colegas do pré-escolar e as professoras também se aventuraram.
De seguida houve castanhas assadas e quentinhas empurradas com sumo para todos. Estavam uma delícia. Alguns de nós, já não conseguiam comer mais de tão cheios que estavam…
Para terminar bem, todos se enfarruscaram, os alunos, as professoras e até as funcionárias.
Enfim, foi um dia muito especial…
EB 1 Pacô Texto colectivo 4º ano