Matemática e flores
Matemática e flores
O envolvimento e a implicação das famílias na vida da escola podem ser um recurso de expressão cultural ou mesmo curricular.
Convidamos a mãe da Sara, professora de Matemática, para vir ao jardim-de-infância fazer uma actividade relacionada com a Matemática.
O convite foi aceite: a mãe da Sara disse que iríamos fazer um origami muito simples. Para facilitar o trabalho, teríamos que cortar previamente alguns quadrados de papel de 10cmx10cm de cores variadas e combinar o dia.
Escolhemos o papel, fiz as medições e cortei os quadrados, explicando às crianças que estes quadrados tinham que ficar muito certinhos e por isso tinha que ser eu a cortá-los com o x-acto.
No dia 30 de Março, recebemos então a visita da mãe da Sara e sentamo-nos todos a volta da mesa com muita atenção e curiosidade.
As crianças estiveram muito atentas e empenhadas em fazer as dobragens passo a passo conforme iam ouvindo as explicações. Surgiram muitos conceitos matemáticos, alguns já do seu conhecimento, como quadrado, lados, meio, triângulos, e outros novos, como origami e vértice.
Aprendemos a origem e significado do origami, e de uma forma lúdica, utilizámos a matemática para fazer flores – tulipas! Que iremos utilizar para decorar o placard do hall de entrada de acordo com a nova estação do ano.
A mãe da Sara conseguiu estabelecer um relacionamento muito positivo com as crianças, captando a sua atenção e despertando-lhes o interesse pela matemática.
Mais uma vez comprovámos que a Matemática, além de útil, pode ser bem divertida e bonita.
No final ainda vimos como se faz um coração, uma baleia, uma casa e um caracol. Embora estes origamis sejam mais complexos, podemos aprender a fazê-los seguindo as indicações nas fotocópias que a mãe da Sara nos deu…e para o dia da mãe até podemos aproveitar a ideia de fazer o coração com origami.
J.I.Cadaval